Injustice 3: Teorias, Idéias e Possibilidades Sobre o Próximo Injustice


ESSE TEXTO CONTÉM SPOILERS DE INJUSTICE 2 (e do primeiro também)!

Se você ainda não jogou e não quer saber nada, corre lá pra jogar. Do contrário, você provavelmente sabe que o game tem dois finais: um em que Batman derrota Superman e outro em que Superman derrota Batman.

Assim, até agora não temos informações sobre qual final seria canônico (considerado oficialmente para as histórias dos games), como o próximo game só deve ser lançado daqui a quatro anos (se a Netherrealm Studios mantiver seu ritmo desde Mortal Kombat 9 devemos ter Mortal Kombat em 2019 antes) e as HQ's de Injustice 2 serão prelúdio desse game, poderemos ficar com essa duvida por um bom tempo, dando espaço para especulações.

Aqui estão as minhas especulações sobre as possibilidades que esses finais abrem para a sequência, pensando em lógica, no que eu sei dos games (e pouco das HQ's, não li elas em si ainda, mas peguei uma informação aqui e ali) e um pouco de imaginação (vai rolar fanficagem!). Dividirei essa discussão em quatro tópicos, sendo o primeiro o que eu acho mais improvável e a última a que eu mais gosto de imaginar. Se achar que falei bobagem, não concorda ou tem uma idéia diferente ou algum ponto que queira adicionar, deixe um comentário!



1 - SEM MAIS INJUSTICE!

Isso é bem improvável, estou mencionando por que quero ter certeza de mencionar todas as possibilidades. E em termos unicamente de narrativa, seria possível não haver mais capítulos sem prejuízo. O tema maior de Injustice é o conflito ideológico entre Superman (e seu Regime) e Batman (e sua Insurgência) e nos dois finais, esse conflito está resolvido (ainda que de forma extrema e unilateral de cada lado);
  • No final de Batman: Superman perde completamente seus poderes devido a exposição a kriptonita dourada (que tem efeitos permanentes no Universo DC, o que também foi citado no jogo) e é enviado para a Zona Fantasma.
  • No final de Superman: Superman se une com tecnologia da nave de Brainiac, consegue um exército com Kriptonianos, Czarianos e Daxarmitas, escraviza Batman com um dispositivo no lugar do seu cérebro e ameaça fazer o mesmo com Supergirl.
É claro que não são finais completamente fechados: no primeiro não se sabe onde estão os membros remanescentes do Regime e no segundo Superman ainda está fazendo promessas de dominação. Mas em cada um o conflito entre Batman e Superman está satisfeito: em um Superman perdeu completamente os poderes e é enviado para umas das prisões mais seguras do Universo DC ao mesmo tempo que Batman está iniciando uma Liga da Justiça com outra kriptoniana e no outro Batman está "destruído" ao mesmo tempo que Superman está super-empoderado sem nada aparente em seu caminho do poder pelo poder.

Então nesse sentido, a Netherrealm poderia encerrar a história de Injustice aqui, de forma que cada um pode escolher seu final favorito e pensar no outro apenas como um alternativa. Assim, os dois finais seriam oficiais.

Entretanto. as chances disso acontecer são ínfimas. O game está fazendo um tremendo sucesso (não tenho números, mas é a impressão que tenho), os fãs são loucos pela história, jogabilidade, gears, DLC's, skins e etc. Seria loucura abandonarem uma franquia de sucesso com tantas possibilidades né?

2 - FINAL DO BATMAN


Se eu tivesse que apostar em um dos dois finais para ser canônico, apostaria no final do Batman (que também está sendo chamado de Good Ending). A principal razão é por que é o final do herói: o game abre com o Batman e está bem estabelecido que Superman é o vilão da história desde o primeiro game (principalmente quando ele mata um garoto só por estar questionando ele).  Por isso (e outra razão que falarei depois) eu acho mais lógico que o final seja do lado protagonista da história e o final em que o jogador escolhe terminar com o vilão é mais próximo de um "e se".

É claro que até onde sei não há declaração oficial de qual final seria oficial ou não, e se eles quiserem seguir para o outro final simplesmente por pensarem uma história mais interessante para aquele, que que eu posso fazer?

Mas considerando o final onde Superman perde seus poderes e é enviado para Zona Fantasma, para onde Injustice pode seguir daí?

Duas coisas eu levo em consideração para pensar nas possíveis sequências: o conflito ideológico entre Batman e Superman ainda estará lá (pelo menos no próximo capitulo) e assim como Mortal Kombat sempre terá Scorpion e Sub-Zero, Injustice sempre terá a trindade Superman, Batman e Mulher-Maravilha. Não importa que um game pareça que encerraram com um personagem, eles vão dar um jeito no próximo.

Um ponto interessante dele ser enviado para a Zona Fantasma (ainda mais sem poderes) é que a maioria dos prisioneiros foram enviados por ele mesmo. Estão lá, pelo menos, General Zod, Apocalipse (que foi aprisionado pela contraparte do Superman da realidade alternativa mostrada no primeiro game) e alguns membros dos Novos Titãs: Robin Tim Drake, Estelar, Superboy e a Garota-Maravilha Cassie Sandsmark.

Os Titãs foram enviados para lá depois de serem liderados num ataque ao Superman pelo Superboy, esse gravemente ferido pelo Azulão. Isso foi nas HQ's de prelúdio do primeiro Injustice, só o Superman sabia disso e até onde se sabe eles ainda estão lá, a menos que o Superman tenha mencionado eles para o Batman no tempo entre o primeiro e o segundo game, o que eu duvido. Isso explicaria como é possível a participação de Estelar em Injustice 2, mas eu particularmente não considero que personagens que não aparecem no Modo História precisem de explicação (senão teríamos que considerar Scorpion e Sub-Zero como canônicos, o que não faria sentido).

Então, esse tempo na Zona Fantasma provavelmente seria pouco explorado em Injustice 3 em si, mas seria grande oportunidade de material para as futuras HQ's de prelúdio, que poderiam demonstrar a dinâmica de Superman com esses personagens e como ele recupera seus poderes (porque um Superman sem poderes não faria sentido num game, e não é sequer um Superman). Se bem que eu acredito que vão com a explicação mais simples: os efeitos da kriptonita dourada não são realmente permanentes. Eu sei que são no Universo DC, mas Injustice obviamente não segue todas as suas regras. E eu sei que os finais do Modo Multiverso não são canônicos, mas se servem de alguma coisa, alguns deles (que eu me lembre de cabeça, o do Sub-Zero e o do Batman, que parece sequência de seu final Modo História) também provocam sobre o retorno de Superman com seus poderes.

Imagino, para um Injustice 3 seguindo esse final, um plot bem parecido com Injustice 2: uma grande ameaça aparece e a antiga Insurgência (agora Liga da Justiça) e os membros do antigo Regime, contando com um retorno do Superman, precisam se unir para enfrentá-la. E dessa vez o retorno do Super seja escapando ou sendo liberto também poderia levar a liberdade dos outros prisioneiros da Zona Fantasma.

A volta dos remanescentes dos Novos Titãs seria uma boa razão para o reaparecimento de Ravena (que não está muito claro onde se encontra), um conflito entre Ciborgue e Superman, e um DLC do Mutano e uma premier skin do Kid Flash, ambos mortos na explosão de Metrópolis. Desculpem, mas no caso desses dois, duvido que role ainda em Injustice 2.

Quanto a ameaça que enfrentariam, as possibilidades são inúmeras, há diversos megavilões no Universo DC. Aqui um espaço para fanficagem: eu gostaria de uma ameaça relacionada ao Lanterna Verde que teve uma subtrama pessoal própria em Injustice 2, sendo tentando pela luz do Ódio de Atrocitus quando a pouco tempo atrás havia sucumbido a luz do Medo de Sinestro. Pra completar, Coast City foi perdida no final de Injustice 2: depois de capturada pela tecnologia de Braniac, acabou definitivamente apagada do sistema da nave. Vale lembrar que nos quadrinhos, a destruição de Coast City por Superman Ciborgue levou Hal Jordan a ser possuído pela entidade Parallax e se tornar um supervilão. Então, meus vilões favoritos para Injustice 3 (seguindo o final de Batman) seriam: Hal Jordan Parallax ou Nekron, a entidade da Morte e vilão de A Noite Mais Densa (que também poderia trazer possibilidades interessantes considerando tantos grandes personagens mortos no Universo de Injustice).

Outra coisa a ser explorada é como seguiu esse mundo em que Batman não precisa mais enfrentar Superman. O Irmão Olho, tecnologia de super-vigilância apresentada em Injustice 2 é bem questionável não? Grande Irmão? Até o Arqueiro Verde chama de Olho de Sauron. Sem Superman querendo dominar o mundo, teria Batman não exercido um grau questionável de controle também? Só questões que também poderiam ser exploradas ou não em Injustice 3 e suas HQ's.

3 - FINAL DO SUPERMAN


Estão chamando também de "Evil Ending", afinal é o final em que o vilão ganha. "Superman Brainiac", como eu gosto de chamar essa versão maximizada do Superman, simplesmente "destrói"  Batman ao colocar um dispositivo na sua cabeça, que parece estar tomando lugar de parte de seu cérebro. Vi alguém comentando que Batman tem uma super concentração e poderia se libertar disso, mas... fala sério, seria abusar demais da boa vontade na minha opinião.

Pra completar, o vilão ameaça fazer o mesmo com sua prima, depois de mencionar ter um exército de Kriptonianos, Daxarmitas (habitantes de um planeta vizinho de Kripton com poderes semelhantes) e Czarianos (mesma raça do invencível Lobo). Simplesmente ele dominou a p**** toda. 

Com um Super e um Regime tão overpower é difícil imaginar uma boa história seguindo daí, se mantendo no mesmo universo de Injustice, como o segundo fez. Por não ter tanto o que se explorar mais nesse universo, além de ser o final em que o vilão vence, é que eu imagino esse final sendo mais difícil de ser canônico que o do Batman.

Mas vamos dizer que seguem daí, o que poderia rolar?

O final menciona as intenções de Superman, mas por enquanto vemos apenas Batman transformado e Supergirl aprisionada. Ao meu ver é subentendido que Superman vai fazer o mesmo com ela e vai dominar o resto dos heróis da Terra se já não fez isso. Mas um plot possível (mas ao meu ver muito forçado) seria ela escapar de última hora e reunir outros heróis para enfrentar o primo. Ou ela ser transformada também, e outros heróis sem Batman e Supergirl enfrentarem Superman Brainiac e seus novos asseclas. Muito improvável e ao meu ver trairia essa sensação de "está tudo perdido" que esse final quis passar.

Outra coisa que Superman Brainiac menciona é que seu exército tem poder para rivalizar as Tropas de Lanternas (ele não menciona cor, ao menos no final em inglês, o que quer dizer todas as tropas). Isso pode querer dizer que ele vai tentar enfrentá-los. Daí outro plot possível seria todos os lanternas (Tropa dos Lanternas Verdes, Tropa Sinestro, Lanternas Vermelhos, Azuis, Safiras Estrelas, Agente Laranja e a Tribo Índigo) se unirem para enfrentá-lo. Mas uma trama toda protagonizada por lanternas poderia parecer mais um tipo de spin-off do que um Injustice 3.

Todas essas possibilidades não levam em questão o conflito entre Batman e Superman pela simples razão de que esse Batman já era.

Devo lembrar mais uma vez que os finais dos Modo Multiverso não são totalmente canônicos, mas mesmo assim eu gostaria de mencionar o final do Superman nesse modo que parece uma sequência de seu final no modo história (o que também acontece com o Batman, como mencionei no tópico anterior): Superman domina os heróis da Terra com a tecnologia de Brainiac, forma um novo grupo que chama de Legião dos Super-Heróis e ameaça dominar outros universos.

Daí vem a idéia que mais faz sentido pra mim com o final de Superman: entre Injustice 2 e Injustice 3 (olha material pra HQ's), Superman Brainiac dominou todo seu universo, controlando-os com a tecnologia da Nave Caveira e resolve invadir outros universos. O universo que ele tentaria dominar no próximo game (depois de ter dominado outros universos ou não) poderia ser aquele mostrado no primeiro game, que ajudou a derrubá-lo do governo. Faria sentido em termos de vingança, e uma volta completa para encerrar um arco de trilogia (se bem que games podem não necessariamente seguir essa lógica de trilogia). É claro que eles também poderiam ser megalomaníacos em termos de história e envolver todo multiverso no combate, mas acho que isso daria trabalho demais em termos de programação e animação e não sei se gostaria de ver isso.


4 - MULTIVERSO: OS DOIS FINAIS


Imagine que o Multiverso é infinito, e com infinitos universos vêm infinitas realidades e infinitas possibilidades.

Agora imagine que dois universos são paralelos de forma que em toda sua história seus eventos foram praticamente idênticos. Todas as mesmas pessoas, mesmos lugares, mesmos acontecimentos e mesmos conflitos. Em ordem de resolverem seus conflitos internos, até mesmo cada universo desse em algum momento contactou outro universo e esses outros dois universos também eram idênticos um com outro, sucedendo o mesmo resultado nos dois primeiros universos. Agora eles seguem ainda idênticos em sua história, até que em um dia um mesmo conflito acontece nos dois universos, mas dessa vez em cada um houve um resultado diferente.

Dessa vez, em um universo Batman derrotou Superman, retirou seus poderes e o mandou para Zona Fantasma enquanto em outro universo Superman derrotou Batman, ampliou seus poderes com a tecnologia de Brainiac e destruiu o cérebro de Batman. Superman com os poderes ampliados domina todo seu universo e não satisfeito vasculha o Multiverso para ampliar seus domínios e descobre um universo paralelo ao seu, com a diferença de que neste ele foi derrotado por Batman e perdeu seus poderes.

Essa é a minha teoria preferida: com o conceito de Multiverso, não seria impossível que os dois finais de Injustice 2 sejam canônicos e a consequência seja Batman e sua nova Liga da Justiça ter que enfrentar a Legião de Super-Heróis de Superman Brainiac.

Um adendo: sei que essa Legião é um grupo de super-heróis do futuro nos quadrinhos, mas esse foi o nome que o próprio game usou no final do Modo Multiverso do Superman.

O plot então seria um mistura das minhas idéias do tópico 2 e 3 e por sinal uma trama com elementos de Injustice 1 e 2. Antiga Insurgência tendo que se unir ao Antigo Regime para enfrentar contrapartes de si mesmos de outro universo, com o retorno do Superman aprisionado. As consequências seriam as mesmas com a possível libertação de prisioneiros da Zona Fantasma como mencionei no tópico 2.

Superman poderia reaver seus poderes ou não: poderia haver alguma subtrama onde a mente dele é necessária para dominar os poderes da Nave Caveira, então ele apareceria apenas em cutscenes com os outros modos tendo o Superman Brainiac como jogável. Mas acharia meio broxante ter um Superman sem poderes no jogo, além de poderem resgatar um elemento do primeiro game que é a possibilidade de contrapartes. Imagine Superman enfrentando Superman Brainiac e Batman enfrentando sua versão lobotomizada.  Também seria legal em termos dramáticos ver qual seria a reação de Superman ao ver sua versão extremada que sucumbiu ao "poder pelo poder", o que poderia  levá-lo ou não a questionar suas ações passadas. Imagino um final onde ele desiste e resolve ir embora da Terra ou se isolar na Fortaleza da Solidão, até ser obrigado a voltar no próximo game (como disse antes, sempre haverá a trindade).

E mais fanficagem: uma ameaça ao universo inteiro obrigaria não apenas a uma aliança entre Antigos Regime e Insurgência, mas a todo o universo, o que poderia levar a participação de seres de outros planetas na trama (levando a mais cenários além dos da Terra, Injustice têm ficado devendo em relação a cenários). E mais uma: Hal Jordan (assim como alguns outros heróis) da realidade do Evil Ending poderia ter morrido enfrentando Superman Brainiac invés de ser capturado e ao invés de uma contraparte, o Hal Jordan da realidade do Good Ending em algum momento do jogo poderia sucumbir a Parallax, existindo essas duas versões nos outros modos. Ainda seria uma forma de evoluir sua própria trama pessoal nesses três jogos.

Enfim, vou parar por aqui antes que eu viaje demais. Mas essa possibilidade do confronto entre os dois finais extremos de Injustice 2 ao meu ver poderia formar um círculo interessante do conflito entre Batman e Superman.

E você, qual final de Injustice 2 gostaria de ver uma sequência?

Comentários

  1. De onde tirou que o Superman perdeu os poderes, ele ainda tem os poderes, ele não foi exposto por muito tempo

    ResponderExcluir
  2. Os titãs não estão na zona fantasma, nem o Zod. Fora da zona fantasma, Zod matou o Tim, Estelar literalmente sumiu ao final das HQs de Injustice 2, e o Superboy e a Moça Maravilha, foram para o futuro.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Top 10 Novos Personagens Desejados para Smash Bros Switch

Injustice 2: Comentando o Trailer do Fighter Pack 2